Bem-vindos a este fórum de discussão Nº3, um espaço criado para que você possa interagir e compartilhar seus conhecimentos. Através do fórum, esperamos que você possa refletir brevemente sobre os conteúdos do curso, por meio de uma situação de estudo.
Estamos muito felizes em saber o que você aprendeu ao longo do módulo e como você pode usar o conhecimento do curso em um contexto prático.
Para concluir com sucesso este fórum, convidamos você a refletir sobre a pergunta de estudo por meio de uma opinião crítica. Responda à pergunta e, em seguida, você pode responder ao comentário de outro colega, especificando o que pensa sobre o que ele disse.
A pergunta é a seguinte: Como o processo seletivo do sistema auditivo, descrito por Lechevalier, influencia a eficácia da musicoterapia em ativar distintas áreas cerebrais e promover reações emocionais e fisiológicas no paciente?
Sugestões:
Sua resposta deve ter vários parágrafos.
Sua resposta deve esclarecer o que você aprendeu ao longo do módulo 3.
Responda ao comentário de outro colega e especifique o que você pensa e com o que concorda, ou vice-versa.
O processo seletivo do sistema auditivo, segundo Lechevalier, é crucial para a eficácia da musicoterapia, pois permite que o cérebro filtre e organize estímulos sonoros, ativando áreas relacionadas à memória, emoção e coordenação motora. Isso possibilita que a musicoterapia direcione os sons para atingir objetivos terapêuticos específicos, especialmente em pacientes com condições neurológicas.
Além disso, essa seletividade influencia as reações emocionais e fisiológicas, ajudando a música a induzir estados de relaxamento ou ativação ao sincronizar com o sistema límbico e o sistema nervoso autônomo. Dessa forma, a musicoterapia promove respostas que contribuem para o bem-estar integral do paciente.