Bem-vindos a este fórum de discussão Nº3, um espaço criado para que você possa interagir e compartilhar seus conhecimentos. Através do fórum, esperamos que você possa refletir brevemente sobre os conteúdos do curso, por meio de uma situação de estudo.
Estamos muito felizes em saber o que você aprendeu ao longo do módulo e como você pode usar o conhecimento do curso em um contexto prático.
Para concluir com sucesso este fórum, convidamos você a refletir sobre a pergunta de estudo por meio de uma opinião crítica. Responda à pergunta e, em seguida, você pode responder ao comentário de outro colega, especificando o que pensa sobre o que ele disse.
A pergunta é a seguinte: Com base nos conceitos aprendidos sobre desenvolvimento musical e nas abordagens teóricas de Gordon, Swanwick e Tillman, Beyer e Gardner, elabore uma proposta de aula de estimulação musical para crianças, detalhando os objetivos, atividades práticas e os fundamentos teóricos que sustentam a sua escolha.
Explique como as teorias influenciaram suas decisões e como elas contribuem para o desenvolvimento integral das crianças.
Lembre-se de que cada atividade de socialização acumulará pontos para a prova final.
Sugestões:
Sua opinião crítica deve ter dois parágrafos.
Sua opinião deve esclarecer o que você aprendeu ao longo do módulo 3.
Responda ao comentário de outro colega e especifique o que você pensa e com o que concorda, ou vice-versa.
A proposta de aula de estimulação musical para crianças busca desenvolver aspectos sensoriais, motores e cognitivos através de atividades lúdicas. Começa com um aquecimento musical, seguido de imitação de ritmos simples com instrumentos, e termina com canto e movimento. A teoria de Gardner sobre inteligências múltiplas e a abordagem de Gordon sobre a importância da audição e imitação influenciam a escolha dessas atividades, que promovem tanto o aprendizado musical quanto o desenvolvimento emocional e motor. As teorias de Swanwick e Tillman reforçam a ideia de que a música contribui para o desenvolvimento integral das crianças, integrando corpo, mente e emoções.